quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Matematicos

Tales de Mileto
(640 - 550 a.c.)


Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.c., em Mileto, cidade da Ásia Menor, descendente de uma família oriunda da Fenícia ou Beócia.
Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável, o famoso Tales durante a sua estadia no Egipto estudou Astronomia e Geometria.
Ao voltar de novo a Mileto, Tales abandonou, passado algum tempo, os negócios e a vida pública, para se dedicar inteiramente às especulações filosóficas, às observações astronómicas e às matemáticas. Fundou a mais antiga escola filosófica que se conhece - a Escola Jónica.
A sua fama estendeu-se a todo o mundo heleno, graças especialmente à predição de um eclipse do sol, cuja data não se sabe bem ao certo se foi a de 28 de Maio de 585 ou a de 30 de Setembro de 609 a.c.- predição resultante do uso de uma das tábuas compostas pelos Caldeus, que anunciavam os períodos de 18 anos e 11 dias dos eclipses solares.

Proclo, Laércio e Plutano atribuem a Tales não só a transplantação de conhecimentos matemáticos do Egipto para a Grécia, mas ainda à descoberta de várias proposições isoladas relativas às paralelas, aos triângulos e às propriedades do círculo, não apresentando nenhuma sequência lógica, mas com demonstrações dedutivas. Poderá dizer-se que Tales deu a essas matemáticas uma característica que se conserva até hoje, o conceito de "demonstração ou prova". Vamos enunciar algumas proposições de Tales.



Proposição: Os triângulos equiângulos têm os seus lados proporcionais (Euc.vI.4, ou vI.2).



É uma proposição de grande importância, que Tales utilizou na determinação da altura da pirâmide Quéope. Quando Tales de Mileto, cerca de seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, se encontrava no Egipto, foi-lhe pedido por um mensageiro do faraó, o nome do soberano, que calculasse a altura da pirâmide Quéope. Tales apoiou-se a uma vara espetada perpendicularmente ao chão e esperou que a sombra tivesse comprimento igual ao da vara. Disse então a um colaborador:

"Vai mede depressa a sombra: o seu comprimento é igual á altura da pirâmide"

Tales, para ser rigoroso, deveria ter dito para adicionar à sombra da pirâmide metade do lado da base desta, porque a pirâmide tem uma base larga, que rouba uma parte da sombra que teria se tivesse a forma de um pau direito e fino; pode acontecer que o tenha dito, ainda que a lenda não refira.

Numa representação mais simples:

Os triângulos são semelhantes porque têm dois ângulos iguais:

então, os lados são proporcionais:

logo:

Proposição: O ângulo inscrito num semi-circulo é recto (Euc.III.31).

Esta proposição é considerada a mais notável de toda a obra geométrica de Tales. Deduz-se facilmente, do facto de se poder inscrever um rectângulo numa circunferência, verificando que as diagonais do rectângulo são diâmetros da circunferência e o rectângulo inscrito pode tomar qualquer posição dentro da mesma circunferência.

Proposição: Quando duas rectas se cortam, os ângulos opostos pelo vértice são iguais (Euc.I.15).

Proposição: Se dois triângulos têm dois ângulos de um iguais a dois ângulos do outro e um lado de um igual a um lado do outro (lado este adjacente ou oposto a ângulos iguais), terão também iguais os outros lados que se correspondem num e noutro triângulo, bem como o terceiro ângulo (Euc.I.26).

Segundo Proclo, Tales foi também o primeiro a demonstrar que o diâmetro divide o círculo em duas partes iguais; e que são iguais entre si os ângulos da base de qualquer triângulo isósceles. Transmitiu aos gregos estes e outros conhecimentos, principalmente de astronomia teórica e prática.

IMPORTÂNCIA DE TALES

Carácter dedutivo que deu à ciência

Através de Tales e sua escola filosófica os gregos começaram a reunir em corpo a ciência matemática que provinha dos Egípcios e Caldeus

Aumentaram os conhecimentos desta ciência, Matemática, em diversos sentidos


Hiparco


Hiparco, foi um matemático grego da escola de Alexandria nascido 190a.cem Nisceia na Bitinia, Hiparco foi o criador do Teorema de Hiparco, muitas vezes confundido com o Teorema de Ptolomeu, que diz que para qualquer quadrilátero inscritível a razão entre as diagonais é igual a soma dos produtos que concorrem com as respercetivas diagonal
        m/n - a.d+b.c/a.b+c.b

Ptolomeu


Cláudio Ptolomeu foi um matemático nascido em 90dc. na cidade de Ptolomeida, e foi o criador do Teorema de Ptolomeu, que refere-se a qualquer quadrilátero inserifível por uma circunferência ou seja o produto das diagonais é igual a soma dos produtos dos lados oposto
      m.n = a.c+b.d


Eratóstenes 


Eratóstenes, filosofo criou a mangera de se encontrar o M.D.C entre números.


Pitágoras
(580-497 a.c)


Pitágoras foi um filosofo matemático grego, que nasceu em somos entre cerca de 570a.c e morreu em meta douto que em qualquer triângulo, o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.


Renê Descartes


Criou a geometria analítica no século XII


Henri Poincaré


Inventou a topologia algébrica no século XIX


Euclides


Fundou a geometria no passado III a.C


A8-Khwarizmi


Criou bases teóricas para a algébrica moderna no século VIII


Arquimedes


Aplicou a geometria na prática no século III a.C


Isaac Newton


Criou o calculo no século XVII


Carl Gauss


Mais completo matemático da primeira metade do século XIX


Leonhard Culer


Revolucionou quase toda a matemática no século XVIII


Apôlonio de perga


matemático grego, chamado "O Grande Geómetra". Viveu durante os últimos anos do século III até princípios do século II a.C. Autor do famoso Tratado das Secções Cónicas que é considerado como uma das principais obras científicas da Antiguidade, dando-lhe assim, o direito de ser a mais eminente figura da ciência grega no campo da geometria pura.


Anaxímenes de mileto


matemático grego, chamado "O Grande Geómetra". Viveu durante os últimos anos do século III até princípios do século II a.C. Autor do famoso Tratado das Secções Cónicas que é considerado como uma das principais obras científicas da Antiguidade, dando-lhe assim, o direito de ser a mais eminente figura da ciência grega no campo da geometria pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário